domingo, 17 de junho de 2012
REALIDADE NA DIFERENÇA
Diariamente nos deparamos com uma realidade diante a escola das diferenças, uma pergunta que não quer calar: como trabalhar com as diferenças na nossa prática pedagógica? Observa-se nos educadores a imensa preocupação e insegurança diante da realidade que vivenciam diante das diferenças, como trabalhar, o que trabalhar e para que trabalhar as diferenças?
É uma realidade que se vivencia em passos de formiguinha a cada ação feita ou metodologia utilizada.
Não temos fórmulas nem receitas, para desenvolver nossa prática em sala de aula. Precisamos sim de acreditar que somos capazes de fazer a diferença, encontrando caminhos que levem nossos alunos serem eles mesmos. Partindo de que aprendemos com eles e através do que nos mostram no dia a dia é que conseguiremos elaborar nossa metodologia.
Na escola das diferenças parte do concreto, do que o aluno traz consigo para o que o professor pode melhorar, nesse conhecimento prévio, buscando acrescentar, investigar, questionar tudo sobre o aluno, para depois organizar um plano ou projeto que enriqueça seus conhecimentos.
A seguir observamos um aluno com múltiplas deficiências não identificadas, participando ativamente de todas as atividades propostas pelas professoras, na educação infantil nível B.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário