domingo, 17 de junho de 2012

REALIDADE NA DIFERENÇA


Diariamente nos deparamos com uma realidade diante a escola das diferenças, uma pergunta que não quer calar: como trabalhar com as diferenças na  nossa prática pedagógica? Observa-se nos educadores a imensa preocupação e insegurança diante da realidade que vivenciam diante das diferenças, como trabalhar, o que trabalhar e para que trabalhar as diferenças?
É uma realidade que se vivencia em passos de formiguinha a cada ação feita ou metodologia utilizada.
Não temos fórmulas nem receitas, para desenvolver nossa prática em sala de aula. Precisamos sim de acreditar que somos capazes de fazer a diferença, encontrando caminhos que levem  nossos alunos serem eles mesmos. Partindo de que aprendemos com eles e através do que nos mostram no dia a dia é que conseguiremos elaborar nossa metodologia.
Na escola das diferenças parte do concreto, do que o aluno traz consigo para o que o professor pode melhorar, nesse conhecimento prévio, buscando acrescentar, investigar, questionar tudo sobre  o aluno, para depois organizar um plano ou projeto que enriqueça seus conhecimentos.
A seguir observamos um aluno com múltiplas deficiências não identificadas, participando ativamente de todas as atividades propostas pelas professoras, na educação infantil nível B.




Nenhum comentário:

Postar um comentário